4 Dicas De Oratória Para Conquistar As Pessoas



Com a internet, a velocidade da informação faz com que fiquemos cada vez mais grudados à tela. Somos seduzidos pelo mundo virtual.

E cada um de nós virou produtor de conteúdo. Ou seja, estamos fazendo projetos, mostrando atividades, estamos sempre nos comunicando.

A verbalização, a oratória, faz parte desse mundo, mais do que nunca! Desenvolver a habilidade de se comunicar, de falar bem, não é só para quem trabalha com a voz, como locutores! É para todo mundo, hoje em dia.

Deixa eu explicar melhor: Você não nasceu falando, você foi aprendendo a falar.

E quanto mais tiver consciência do instrumento de vocalização o que você tem, mais vai aumentar sua capacidade de usar sua voz com maestria. Tenho 4 dicas de oratória para você fazer antes de falar um texto ou fazer uma apresentação!


4 Dicas De Oratória Para Conquistar A Sua Audiência

1. Sue O Gogó

Se é que se pode falar em suar o gogó

Faça muito exercício de vocalização, de dicção, de respiração — para o controle da respiração… Tudo isso vai te ajudar muito na hora da locução.

Faça aquecimento vocal, toda vez que for usar a sua voz. Vai garantir que você tenha controle sobre os graves, os agudos, tenha  a respiração correta, limpeza das cordas vocais, etc.

2. Compreenda O Texto

Analise o texto que você vai falar e gravar.

Pegue o texto e leia-o, a fim de compreendê-lo. Isso é fundamental!

Absorva a ideia e faça uma divisão correta dos parágrafos e das ideias. A divisão serve para você saber o momento certo de fazer uma pausa e uma respiração.

Isto é, ponha as pausas nas horas corretas, sublinhe aquilo que deve ser destacado. Faça uma e compreenda o cerne do texto.

Sem a compreensão, você não vai conseguir passar a ideia aos seus ouvintes.

3. Entenda O Contexto Em Que O Texto Será Dito

É preciso entender todo o contexto do texto que vai ser dito.

Qual é o canal em que será dito? Youtube, podcast, Instagram… Cada um deles tem uma linguagem específica, tem peculiaridades.

Quem vai ouvir a sua mensagem? Procure todas as informações sobre as pessoas que serão atingidas pelo texto. E coloque-se no lugar delas. É importante que você pense nelas..

Tudo para que você se comunique da melhor maneira possível!

4. Tenha Emoção

Por último, a emoção. É importantíssima para o contexto, para tudo o que já foi dito.

Se você conseguir passar a emoção, além da compreensão do texto, vai te ajudar muito a conquistar as pessoas que estiverem te escutando.

É imaginar cada palavra, cada sensação, cada emoção contida dentro de cada palavra. Com isso elas terão corpo, alma e passarão o recado que você quer.

Sinta o perfume, veja as cores, viva e imagine o texto. Sua apresentação ou locução vai ficar muito mais rica!

Gostou das dicas de oratória?

Cadastre-se na nossa lista VIP de e-mails para receber mais conteúdo como este.

16 visualizações

© 2020   |   reginabittar.com.br    |    falecom@reginabittar.com.br

logo-ico.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza