© 2020   |   reginabittar.com.br    |    falecom@reginabittar.com.br

logo-ico.png

    Posso Ser Um Locutor?

    As pessoas já te falaram que a sua voz é bonita e que você tem voz de locutor?

    Mas afinal, o que é ser locutor? Do que se trata essa profissão? Ficou interessado em conhecer a potência da sua voz?


    Confira este artigo para saber o que faz um locutor!


    Profissão Locutor

    É o profissional que usa a voz como instrumento de trabalho. O mais comum é aquele que tem a formação em Comunicação Social e acaba atuando no rádio. Mas também em outras mídias como televisão, internet, propagandas, supermercados, esperas telefônicas, rodeios…

    Ele interpreta e anuncia peças audiovisuais nesses veículos. No fim, são muitas as áreas que o locutor pode trabalhar, além de radialista: poder ser locução comercial, publicitária, de sistemas (telefonia, atendimento, URA, TTS…), até como mestre de cerimônias!

    Sabe também aquelas pessoas que saem em carros com alto falantes anunciando ovos, pamonha, etc? A voz do metrô que anuncia a próxima estação? Também são locutores!

    Mas EU Posso Ser Um Locutor?

    Seus amigos e familiares falam que você tem uma voz de locutor, mas o que falta para você acreditar nisso?

    Lógico que pode! A voz bonita faz sim a diferença. Mas não o mais importante. É preciso pensar se é uma profissão que combina com a sua personalidade.

    Pense que pode ser um trabalho que você vai seguir pelos próximos 10, 15 ou até 20 anos… Ou por toda a sua vida!

    É A Carreira Que Você Imagina?

    Antes de decidir seguir a carreira de locutor, saiba que é uma profissão solitária. Trabalha dentro de um quarto fechado, sozinho.

    É responsável pela própria direção: grava e edita o próprio áudio, cuida do networking, responde os e-mails, busca novos clientes, entre outras coisas.

    Diferentemente dos EUA, no Brasil não existem agentes de locutores. Estes fornecem todo o intercâmbio entre o cliente e o contratante. Aqui, você tem de ir atrás desse trabalho. De descobrir como funciona o mercado, quais os nichos, saber o básico de edição e investir em um home studio.

    A não ser que seja um trabalho em um programa de rádio, ou na TV. Nesses casos, é um trabalho formal, de carteira assinada, e provavelmente você terá de frequentar o estúdio.

    A dublagem também é um processo diferente da locução comercial, pois há que atender ao local. Existe uma interação entre os profissionais, com os atores, os diretores de dublagem…

    Fora essas situações, é você por conta própria!

    Pense se isso combina com você; se é a carreira que você imagina.

    Ok, a resposta foi SIM. E agora?

    Devo Fazer Um Curso De Locução?

    Pode ser uma excelente maneira de saber os primeiros passos.

    E, principalmente, um curso técnico te permite tirar o registro de locutor e apresentador na Delegacia Regional do Trabalho. Por exemplo, para trabalhar em emissoras é necessário ter o DRT.

    Mas mesmo que não seja exigido para o job, o curso vai te dar uma visão geral do mercado. Pode ser a porta de entrada para entender todo o universo da locução!

    Espero ter ajudado a tirar a sua dúvida. Com dedicação, todos podem ser locutores.

    Aproveite e compartilhe este conteúdo com quem você acha que tem voz de locutor!

    • Facebook - círculo cinza
    • Instagram - Cinza Círculo
    • YouTube - círculo cinza
    • Twitter - círculo cinza
    • LinkedIn - círculo cinza