Profissionais Da Voz: Quais São?


Quando pensamos em profissionais da voz, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um locutor.

No entanto, há várias outras ocupações que demandam bastante da capacidade vocal e, portanto, precisam potenciá-la para alcançar maior destaque.

Por isso, selecionamos seis delas em que a voz faz realmente uma diferença muito a ponto de precisar de necessitar de um investimento especial!

Esperamos que você goste!



Quem São Os Profissionais Da Voz?

Professor

Eles são verdadeiros profissionais da voz, pois têm de usá-la para manter a atenção e a disciplina em turmas com muitas pessoas.

No entanto, não são preparados para esse desafio e, por essa razão, têm apresentado frequentemente doenças fonoaudiológicas: 6 a cada 10 professores têm distúrbio vocal. No Paraná, 36% das licenças de afastamento do trabalho no ensino público foram geradas por elas.

Além disso, muitos recrutadores de professores citam que a voz é um dos elementos mais importantes na seleção um candidato, mesmo que não seja um requisito da vaga.

Então, os exercícios para voz podem ser um diferencial para conquistar uma vaga.

Pastores E Padres

Você já reparou que muitos pastores e padres acabam se tornando cantores? Isso porque a profissão precisa de muito preparo! Afinal, a voz também deve ser utilizada teatralmente para enfatizar alguns aspectos da mensagem.

Por exemplo, durante um sermão de condenação ao pequeno, será necessária uma voz firme e grave.

Entretanto, ao pedir orações para um fiel adoentado, um tom suave e melódico será necessário. Assim como na locução, o uso estratégico dos recursos vocais será importante para gerar emoções na plateia.

Advogados

Os advogados —  e também os promotores e os defensores públicos — precisam utilizar toda a astúcia para persuadir os juízes de sua opinião. É isso que ganha o caso.

Por isso, lá na Grécia Antiga, surgiu um ramo da filosofia chamado de Retórica e Oratória.

De acordo com eles, o convencimento do outro era considerado uma arte. Aristóteles, um dos maiores filósofos, escreveu, há mais de 2.300 anos, sobre esse assunto. E, de acordo com suas lições, era o elemento mais importante de um discurso.

Até hoje, os estudantes do Direito estudam o livro e aprendem, desde o primeiro período do curso, que precisam preparar a voz para ganhar seus casos.

Vendedores

Essa é outra área que precisa da oratória para sobreviver. Todo mundo sabe que para ser vendedor é preciso de lábia — como é popularmente conhecida a capacidade de persuasão avançada de algumas pessoas.

O que poucas pessoas sabem é que os bons vendedores também capricham na voz para moldar as emoções dos clientes. Eles sabem que precisam de um tom mais incisivo e grave para os indecisos ou manter um timbre ameno para os mais autoritários.

Profissionais Do Telemarketing

Outra ocupação para quem a voz deve ser uma preocupação central, pois ela é o único meio de contato com o cliente. Você já reparou que a gente cria uma imagem mental da expressão facial deles ao ouvir a voz?

Portanto, a forma como ela é utilizada poderá transmitir confiança para convencer uma pessoa ou, até mesmo, raiva suficiente para que um consumidor cancele um plano de telefonia, por exemplo.

Fonoaudiólogos

Eles também são profissionais da voz por excelência, pois são os responsáveis por tratar as suas patologias.

Por isso, eles precisam dominar os recursos vocais como ninguém, pois precisam ensiná-los a seus pacientes. Então, toda a ciência que nos ajuda a melhorar os aspectos da voz é produzida por eles.


Você viu como há muitos outros profissionais da voz, além do locutor? A lista poderia ainda continuar com os cantores, os políticos, os artistas etc. Se pensarmos um pouco, ela é praticamente infinita, pois é rara a profissão que não utiliza a voz de alguma maneira.

Quer aprender a melhorar a manipulação da sua voz com dicas de oratória? Confira o nosso post a respeito para conquistar as pessoas!

0 visualização

© 2020   |   reginabittar.com.br    |    falecom@reginabittar.com.br

logo-ico.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza