top of page

Como trabalha um Locutor de Rádio (Podcasts)?

A profissão de locutor de rádio é muito diversa, são várias as possibilidades de atuação. Veja mais sobre essa profissão!

Tipos de Locutor de Rádio

Locutor Anunciador

Para quem gosta do ramo da publicidade, essa pode ser a área mais interessante.

É ele quem faz a leitura dos anúncios de marketing durante os intervalos da programação. Ele precisa emprestar emoção e empolgação à voz para convencer os ouvintes a adquirir os produtos e serviços dos anunciantes.

Locutor Apresentador Animador

É uma área bastante dinâmica, pois o profissional pode fazer apresentação de programas, conduzir entrevistas e interagir com o público.

É para quem se inspira em programas de variedades, como o Caldeirão do Huck, Programa da Xuxa e Domingão do Faustão. É o mesmo formato, mas com os desafios do rádio.

Locutor Comentarista Esportivo

Esse é para os amantes do esporte e que gostam de estudar muito sobre o assunto. Ele é responsável por comentar as estratégias dos times, os lances dos jogos, avaliar o desempenho dos jogadores, etc.

Para isso, será preciso ter um domínio técnico muito grande dos mais diversos esportes, como o futebol, o vôlei, etc.

Locutor Esportivo

Diferentemente do anterior, ele também é responsável por narrar todas as jogadas e conduzir o programa, pedindo a opinião dos comentaristas.

É para quem gosta de uma locução bem agitada e rápida para transmitir a emoção das jogadas apenas com a voz.

Não é à toa que os torna são amados pelo público. Há quem assista o futebol com a TV no mudo acompanhado do rádio ligado ao lado.

Locutor Noticiarista

Eles são os “âncoras” radiofônicos e transmitem as notícias do dia em seus programas diários, geralmente durante o horário nobre e no almoço.

Eles podem também conduzir entrevista com a população e com especialistas as respeitos dos temas polêmicos, como a política.

Locutor Entrevistador

Grandes entrevistadores, como Jô Soares, tiveram o início da sua carreira no rádio.

Isso porque a locução permite uma versatilidade de temas que privilegia as pessoas que amam buscar conhecimento e sabem comunicar bem suas ideias e dúvidas aos especialistas e às celebridades entrevistadas.

Rádio vs. Podcast

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, só que ao invés de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde quisermos, e também ao invés de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha facilmente na internet.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast e ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.


O que devo Estudar para me tornar um locutor de rádio?


Como a locução de rádio é muito diversificada, diversos caminhos podem contribuir para a sua formação.

Para quem deseja ser noticiarista ou entrevistador, um curso de graduação em jornalismo pode ser um diferencial.


No esporte, além disso, é conhecer as regras das mais diversas modalidades, há cursos online que podem ajudar nesse sentido.

No entanto, independentemente da área que você escolher, cursos de locução e de técnicas vocais serão essenciais. Neles, você aprende quais são os recursos da voz, como adequar as emoções à mensagem, como cuidar da saúde das cordas vocais, etc.

Quais Locutores de rádio são famosos?

Segue lista com 3 locutores famosos no Brasil:

Milton Neves

Ele é uma personalidade que começou no rádio e ganhou tanta fama que foi convidado para a televisão.


Além de narrar os jogos com enorme dedicação, ele também é um estudioso que sabe comentar o futebol como poucos.


Chico Anysio

Ele é considerado por muitos como o maior comediante brasileiro de todos os tempos. Poucos sabem que ele trabalhou anos no rádio, no qual ganhou notoriedade.

Seus programas de humor uniam as pessoas em volta do rádio.


Sílvio Santos

Esse é o maior caso de sucesso da história da locução de rádio. Silvio Santos, quando jovem, era camelô e fazia sucesso com o seu carisma durante as vendas.

Assim, chamou a atenção de um fiscal, que o indicou para um teste de locução na rádio Guanabara, a maior da época. Com sua voz única e poder comunicativo, ele rapidamente conquistou a vaga.


Depois disso, ele passou por várias emissoras sempre conquistando um grande público. Com isso, ele passou também a ser o preferido dos anunciantes.

Chegou um dia em que ele começou a investir nos próprios produtos e em empresas de rádio e TV, resultado: hoje em dia, é um dos bilionários brasileiros.


Quais são os Podcasts mais conhecidos?

Segue lista com 5 podcasts famosos no Brasil

Café Brasil Para quem ainda não ouviu um podcast, o Café Brasil é uma boa opção para começar. Os conteúdos apresentam temas importantes como, por exemplo, comportamento, cultura e economia, entre outros temas relacionados à sociedade. BrainCast É um podcast produzido pela Brainstorm9, um veículo online brasileiro. No início das transmissões, os conteúdos eram mais direcionados ao público de comunicação e marketing. Atualmente, aborda também assuntos como tecnologia, inovação, tendências da comunicação, criatividades, mudanças na sociedade, entre outros.


NerdCast Com direção do famoso portal de notícias e entretenimento Jovem Nerd, o NerdCast discute sobre tudo o que um verdadeiro nerd gosta: história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG, entre outros.

RapaduraCast Para os amantes e apreciadores de cinema, o RapaduraCast apresenta conteúdos aprofundados e cheios de novidades sobre filmes e cultura pop. Vale a pena ver um filme e ouvir o RapaduraCast na sequência para descobrir mais coisas novas.

Mundo Podcast Com temas diversificados, o Mundo Podcast conta com várias categorias diferentes para você ouvir, como: “PodProgramar”, “E agora?”, “Faz Bem”, “Casos e Causos”, “TelhaCast”, entre outros podcasts. Os assuntos abordados em cada programa são conteúdos de interesse geral escolhidos pelos participantes. É uma boa opção para quem gosta de ouvir sobre coisas aleatórias e discutidas com muito bom humor.

Como ouvir podcast

Para ouvir podcasts você pode baixar apps, como, por exemplo: Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotfy, Pocket Casts entre outros. Outra opção é ouvir via streaming ou fazer download direto dos sites do podcast que você deseja ouvir.


Além disso, é essencial uma internet em alta velocidade e estabilidade de sinal para você ouvir o podcast tranquilamente, sem que ele trave ou carregue lentamente, a não ser que já tenha previamente feito o download, como por exemplo o modo offline no Spotfy.

444 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page