O Que é A Locução Publicitária?

Você já ouviu falar sobre locução publicitária? Se a resposta for não, te garanto que você conhece, principalmente nas rádios!

Mas esse termo pode muitas vezes se confundir com outros tipos de locução, como a comercial.

Neste artigo, quero contar para vocês o que sei sobre a locução publicitária, e te incentivar caso você queira começar a atuar nessa área!

Continue comigo para descobrir como trabalhar o que é e como começar na carreira de locução publicitária!


Como Surgiu A Locução Publicitária?

Tudo começou no rádio… Nas transmissões, era o locutor quem fazia os anúncios, lia as notícias, apresentava os programas, assim como o apresentador de um telejornal.

Nesse cenário nasceu a locução publicitária, com advento da publicidade dentro da rádio. Por essa época que a mulher começou a ter mais espaço na publicidade, como locutoras de merchandising, uma técnica de planejamento e promoção de um produto.

Esse tipo de locução vendiam produtos, marcas ou ideias entre a programação da rádio, em um formato que é bem conhecido por todos.


E daí vem o termo locução comercial. Assim como há comercial de rádio ou comercial de televisão.


A publicidade foi crescendo cada vez mais, para além desses comerciais de rádio e TV. Começaram a surgir agências para criar além de comerciais, mas campanhas, logotipos, produtos, spots de rádio… Foi nesse momento que começou a se difundir a nomenclatura de locução publicitária.


Qual A Diferença Entre Locução Publicitária E Comercial?

Mas, se a locução publicitária também era chamada de comercial, qual a diferença entre esses dois termos, então?

O que eu entendo hoje por locução comercial é que a publicitária está dentro dela. Isto é, a publicitária tem um formato de comercial específico para vendas.

Esse padrão de locução é um texto pago, que não deixa de ser um comercial! Diferentemente de uma locução testemunhal ou de uma narração de vídeo, por exemplo.

A publicitária se refere a peças publicitárias! São spots de TV, de rádio, comerciais de 15, 30 a 60 segundos. Podem ser usados não só nesses canais, mas também na internet. Sempre com o formato padrão de vídeo e spot de rádio. E o locutor cede os direitos de utilização da voz através do pagamento de um cachê.

Por sua vez, a comercial é uma nomenclatura que abrange todos os segmentos que trabalha com a voz, como:

  • Locução para sistemas de telefonia;

  • Para sistemas de Inteligência Artificial ー como TTS e GPS;

  • Aplicativos da internet;

  • Audiobooks;

  • Todos os demais segmentos que permitem trabalhar com a voz e comercializá-la.

Só escapa da comercial a locução para conteúdo, que seriam narrações para documentários, voice over de filmes, de reality show, etc. Pois não visam uma venda, mas sim um conteúdo. Esses são chamados de web content.

Qual O Formato Da Locução Publicitária?

São spots de rádio e TV: peças sonoras 15, 30, 15 ou 60 segundos de locução com uma ou mais vozes, podendo ter ou não música de fundo e efeito. É breve desse modo pois transmite uma só mensagem; neste caso costuma ser a venda de algo. Costumam passar nos intervalos (breaks) da programação normal.



Esse é o formato tradicional. Porém, sabemos que atualmente tudo mudou, e que a locução publicitária foi para além desses veículos.

Qual O Futuro Do Locutor?

Limitar-se apenas à rádio e TV é limitar os segmentos que você pode trabalhar como locutor.

Hoje em dia temos vários produtos e infoprodutos, vários aplicativos e vários segmentos em que se utiliza a voz.

O profissional da voz não é mais só um apresentador de rádio. Vende-se a voz para fazer parte de um app, de um produto, de uma Inteligência Artificial, como chat bots. Também para conteúdos como narração de documentários.

Em web contents, há algo de locução comercial, sim. É uma forma de vender um produto por meio de uma narrativa, como comerciais que contam uma história.

No entanto, quase tudo o que foi mencionado acima é locução comercial. A locução publicitária é a que possui o formato breve de vinheta. Veio da rádio, foi para a televisão, foi até para o cinema, e agora para a internet.

Mas na internet também vemos publicidades. Principalmente em vídeos do Youtube, como vinhetas, spots antes ou durante o vídeo, por exemplo. Também em rádios online.

O interessante da internet é que ela tirou a locução publicitária daquele formato tão quadrado e inventou uma nova formas de se fazer publicidade.

Você já é um heavy user da internet e quer trabalhar com a voz? Veja abaixo como começar nessa carreira!

Como Se Tornar Um Locutor Publicitário?

A primeira coisa a se fazer é estudar o mercado. Recomendo que você ouça comerciais de TV, ouça a rádio. Preste mais atenção nos comerciais que nas músicas.

Pense se isso faz o seu estilo, se faz o seu perfil vocal. Você se daria bem nessa área? Você tem as qualidades para isso?

Por ora, estude muito o mercado, assista e ouça os comerciais, preste atenção neles, na maneira como estão sendo ditas e interpretadas as coisas.


Quer saber os primeiros passos para a carreira de locução! Dá uma olhada nesse vídeo que eu gravei!

© 2020   |   reginabittar.com.br    |    falecom@reginabittar.com.br

logo-ico.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza