top of page

Alimentos Que Melhoram A Voz: Quais São?

Todo mundo já deve ter ouvido falar de alimentos que melhoram a voz. Talvez, o mais famoso deles deve ser a maçã, tanto que isso gerou o hábito de alunos darem ela de presente a seus professores.

Outro queridinho é o gengibre, que é recomendado frequentemente como remédio caseiro para rouquidão.

Mas, afinal, o que é mito e o que é verdade?

Para entender melhor, o nosso post, é bom conferir um vídeo que postamos lá no nosso canal, no qual explicamos como nosso corpo produz a voz. Apesar de o alimento passar por nossa garganta (em um tubo chamado de laringe), ele não entra em contato com as nossas pregas vocais.

Caso escapem por elas, o nosso corpo faz o reflexo do engasgo para evitar que resíduos sólidos cheguem ao pulmão.

Então, quem fala que existem comidas que agem diretamente nas cordas vocais, está mentindo.

Entretanto, há alimentos que melhoram a voz, mas devido a outros motivos.  Vamos falar deles a seguir:


Quais São Os Alimentos Que Contribuem Para A Voz?


Maçã

Você já comeu uma maça inteira com casca e tudo? Você deve ter reparado que ela é um verdadeiro exercício de musculação da sua face e da laringe. Primeiramente, é necessário abrir a boca ao seu máximo para abocanhar um pedaço generoso.

Além disso, é um alimento rico em fibras que precisam de várias mastigadas antes de ser engolidas. Isso trabalha a musculatura orofacial, otimizando a expressão da sua voz.


Por outro lado, não age em nada nas cordas vocais. Portanto, se você estiver comendo maçã para compensar a rouquidão causada pelo cigarro, está perdendo tempo.

Parar com o tabagismo o quanto antes é a única medida eficaz.


Própolis, Mel E Gengibre

Esses alimentos, por causa da sensação de refrescância que geram na boca e na garganta, acabaram gerando o mito do seu benéficos para as cordas vocais. No entanto, eles não têm a capacidade de chegar até elas, eles não são alimentos que melhoram a voz.

Eles parecem ajudar no combate a algumas infecções, pois têm propriedades antibióticas. Desse modo, são úteis para prevenir as dores de garganta e, consequentemente, proteger indiretamente a voz.


O Que Realmente Melhora A Voz?



ÁGUA!

Essa, sim, é uma guardiã da voz. Quando você não bebe água suficiente, as mucosas, que o revestimento da boca e das pregas vocais ficam desidratadas. Isso as predispõe a sofrer lesões que comprometem nossa capacidade de emitir sons.


Por isso, os profissionais da voz, como professores e locutores, por falarem mais do que as pessoas comuns, precisam de um reforço na hidratação. Quem trabalha no ar-condicionado também sofre mais e, neste caso, pode ser bom utilizar nebulizadores portáveis que hidratam diretamente as pregas vocais.

Como você deve ter percebido, não há alimentos que melhoram a voz! Na verdade, a melhor coisa que você pode fazer para a saúde das suas cordas vocais é cultivar bons hábitos. Por esse motivo, não deixe de se hidratar bem e constantemente! Além disso, elimine o cigarro da sua vida.

Quer saber mais a respeito da ciência por trás da voz? Não deixe de conferir o nosso post sobre o assunto!

862 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page