O que é Locução Comercial?

Se você já ouviu falar sobre a locução, certamente já viu por aí o nome locução comercial. É um conceito muito mais abrangente do que outros tipos de locução.

Para você que está começando na carreira de profissional da voz, é essencial conhecer do que se trata esse segmento. E mais, conhecê-lo a fundo para saber onde e como você pode atuar nele.

Continue lendo este artigo para descobrir tudo o que é preciso para ser um locutor comercial!


Qualquer empresa ou produto precisa divulgar-se, e somos bombardeados por publicidade o tempo todo, seja em outdoors, comerciais de TV, anúncios na internet, propagandas na rádio… O tempo todo, tentam vender-nos algo.

E os meios para isso são muitos, desde textos, vídeos, jingles e áudios. A locução não está fora dessa!  

Ela faz parte do processo de divulgação de um produto, na hora de deixar uma marca — em forma de voz — fixa na mente (no ouvido!) de seus clientes ou potenciais clientes. Mas cuidado, esta é a locução publicitária!

A publicitária tem um formato de comercial específico para vendas. Se refere a spots de TV e de rádio: comerciais de 15, 30 a 60 segundos. Podem ser usados não só nesses canais, mas também na internet. Sempre com o formato padrão de vídeo e spot de rádio. E o locutor cede os direitos de utilização da voz através do pagamento de um cachê.

Por sua vez, a locução comercial é voltada para qualquer segmento que trabalha com a voz e que a comercializa. Mas o que muitas pessoas não sabem é quão ampla a comercial pode ser! São exemplos:

  • Locução publicitária;

  • Locução para sistemas de telefonia;

  • Para sistemas de Inteligência Artificial ー como TTS e GPS;

  • Aplicativos da internet;Audiobooks;

  • Todos os demais segmentos que permitem trabalhar com a voz e comercializá-la.

A única área da locução que não se enquadra como comercial é a chamada locução para conteúdo ou web content, porque não tem o propósito da venda, mas sim um conteúdo. São narrações para documentários, voice over de filmes, de reality show, etc.

As locuções comerciais mais tradicionais são as publicitária, de sistema de telefonia, de varejo… Mas com a internet como principal meio de comunicação. Qual será o futuro da locução?

Novos Mercados Da Locução

A locução comercial é muito maior que a publicitária que vai para a rádio ou para a televisão. Já parou para pensar no que mudou na última década? Os smartphones entraram no mercado faz apenas 10 anos!

E como essa mudança transformou nossa sociedade e a maneira que nos comunicamos. Consequentemente, a vida das pessoas.

Os aplicativos de celular tiveram importante participação nisso. Por exemplo, o que o Uber fez com o jeito que nos relacionamos com os carros e com a mobilidade urbana?

E o WhatsApp? Tomou conta do mercado de telecomunicação de forma que interagimos diferente com as pessoas, hoje em dia. Raras as vezes em que ligamos para alguém, em vez de mandar áudios.

Quando uma sociedade muda, o comportamento dela também, e, igualmente, a maneira que consumimos as coisas.


Por isso, o mercado de locução comercial tem mudado bastante. Novos segmentos têm surgido para acompanhar toda essa transição.

Alguns Novos Segmentos

Um exemplo é o audiobook. A Amazon já está no Brasil e pretende dar uma incrementada em seus audiolivros. Ouví-los no trânsito já é muita coisa muito comum nos EUA; as pessoas absorvem conteúdo o tempo todo!

E pode anotar: isso vai acontecer aqui, também!

Outra aposta da locução são os chatbots. São atendimentos feitos de empresas ou produtos através de assistentes virtuais (robôs), como o Google Assistant, o WhatsApp, a Alexa…


Você quer pedir uma pizza e pede para a Alexa. Ela te conecta com o fornecedor que vai ter um chatbot com voz, e ele vai te atender e anotar o seu pedido.

É assim que o futuro, muito em breve, coisa de 2 anos, vai atingir o seu consumidor! Tratando diretamente com ele, mesmo que sejam robôs.

Isso muda a nossa forma de interpretar um texto e muda também todo o mercado comercial, trazendo novos segmentos para o profissional da voz trabalhar.

Como Ser Um Locutor Comercial?

A primeira coisa, dentro desse novo universo da locução, é prestar atenção em toda essa movimentação que está acontecendo na sociedade e com as formas de comunicação.

Logo, pesquise bastante sobre a locução comercial e seus segmentos. Pense sobre onde você quer se inserir, para pensar em como se colocar nesse mercado. Reflita se essa carreira realmente tem a ver com a sua personalidade.

Uma boa maneira de começar na carreira de locutor comercial é se informar e investir em conteúdo e cursos.

Muitos lugares podem te pedir o registro de locutor e apresentador — DRT (Delegacia Regional do Trabalho) — principalmente emissoras de TV e de rádio. Mas nem todos exigem isso.


O interessante de ser registrado é a visão geral do mercado que pode te dar um curso técnico. E, quem sabe, pode ser a sua porta de entrada para esse mundo!

Está interessado na locução comercial? Escrevi um passo a passo para se tornar um locutor profissional. Confira!

© 2020   |   reginabittar.com.br    |    falecom@reginabittar.com.br

logo-ico.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza