top of page

O Que é DRT De Locução?

Recebo muitas perguntas sobre o que é DRT e se é necessário tirá-lo para ser um locutor profissional. Eu acho que é importante, sim, mas não é necessário.

Vamos entender tudo sobre o DRT aqui. O que é, para quê serve, suas vantagens… Confira!

O Que É DRT De Locução?

O DRT é um registro de um número que você adquire na Delegacia Regional de Trabalho. É a habilitação necessária para exercer algumas profissões regulamentadas.

O propósito é garantir que os profissionais cumpram os requisitos legais de acordo com as legislações profissionais.


O DRT certifica que você está apto para exercer aquela função.

Para trabalhar em estúdio de rádio e TV, podem te solicitar ter esse registro para trabalhar como locutor ou radialista.

Mas nem todos os serviços de locução comercial te exigirão ter o registro.

Então, se nem todos os locais exigem o DRT, por que tirá-lo?

Vantagens De Se Ter O DRT

1. Ser Um Profissional Reconhecido

No momento em que você se registra na Delegacia de Trabalho como locutor ou radialista, você está admitindo para si mesmo que você é um profissional qualificado.

Você admite para a sociedade e para o mercado em que você trabalha de que é um profissional apto para exercer determinada função.

O reconhecimento é indiscutível! E é bastante importante ter esse diferencial.

2. Poder Trabalhar Com Rádio E TV

Como mencionei acima, normalmente rádios e emissoras de televisão exigem o DRT para poder trabalhar. Principalmente as rádios exigem o registro como locutor de rádio, de acordo com a regulamentação da profissão de Radialista (Lei 6.615/1978).

Veja as atividades que um radialista pode exercer:

  • Locutor anunciador: realiza a leitura de texto nos intervalos dos programas;

  • Locutor apresentador: responsável por apresentar os programas, fazer entrevistas e interagir com os ouvintes;

  • Locutor comentarista esportivo: faz comentários relacionados a eventos esportivos;

  • Locutor esportivo: pode narrar e comentar jogos de várias modalidades esportivas e participar de mesas redondas;

  • Locutor noticiarista de rádio: lê o conteúdo dos programas de notícias;

  • Locutor entrevistador: faz entrevistas e de narra acontecimentos.

3. Qualificar-Se Com Cursos Técnicos

Um dos requisitos para se registrar como profissional é ter algum curso técnico ou de graduação (Jornalismo ou Rádio e TV) realizado, pois é preciso demonstrar que você tem o conhecimento necessário para exercer a função.

Portanto, fazer um curso e buscar por conhecimentos é excelente para qualquer etapa da sua carreira, seja no início ou mesmo depois de 10 anos de trabalho.

Para além do que é DRT, você se capacita e pode aprender mais!

Já Sou Locutor, Preciso Tirar O DRT Mesmo Assim?

Então, mesmo que você já atue como locutor há mais de 20 anos e ache que conhece tudo sobre o mercado, você pode estar enganado!

Quando fazemos um curso, modificamos nosso conhecimento. Consequentemente, nosso entorno e nossa maneira de agir.  Mesmo que você tenha apenas 1 insight ao longo do curso, esse insight pode valer a pena. É importante estar sempre em busca de renovar e atualizar os seus saberes. Ainda mais em tempos como os atuais em que a comunicação tem mudado bastante.

Como Tirar O DRT De Locução?

Agora que você já sabe o que é DRT e para quê serve, para solicitá-lo, primeiro você precisa realizar um Curso de Qualificação Profissional. Servem graduações ou cursos técnicos como do SENAC.

Após tirar o diploma, siga os seguintes passos:

Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego para solicitar seu registro profissional.Efetue seu cadastro com seus dados pessoais.Informe os dados de acordo com o registro que se pretende realizar. Em “Documento de Capacitação”, selecione “Certificado de conclusão e curso nos termos do art.8”.Ao terminar o cadastro, o sistema emitirá um número de solicitação. Os dados finais deverão ser impressos para entregá-los, junto à documentação pedida no sistema,  na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.Você pode acompanhar o processo, até sua finalização, pelo site.Por fim, leve a documentação necessária para o Ministério de Trabalho de seu município, para que seu número de registro seja emitido na sua carteira de trabalho.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é DRT. Agora que você está pronto para se tornar um profissional, resolvi te ajudar com o meu ebook de Introdução à Locução Publicitária. Cadastre-se e tenha acesso ao ebook!

3.187 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page