top of page

Já te falaram que você tem voz de locutor(a)?

Todo mundo que tem um timbre bonito já deve ter ouvido alguém falar:

Você tem voz de Locutor(a)…

Afinal, essa profissão é ideal para quem quer sabe usar e quer aproveitar o dom que a natureza lhe deu. Isso porque ela não tem tanta concorrência como o canto ou a atuação.

Além disso, o mercado é bastante amplo, pois não envolve somente a locução esportiva, por exemplo.

Há vários caminhos, como peças publicitárias, narração de eBooks, emprestar a voz para robôs de atendimento ao cliente etc.

Se você ficou interessado, confira o nosso post!


Como superar as Inseguranças?

A profissão de locutor realmente não é uma das mais tradicionais no mercado de trabalho.

Consequentemente, quando você pensa em segui-la, está saindo de uma zona de conforto, o que pode gerar bastante ansiedade.

Afinal, não há muito material disponível sobre o assunto na Internet.

Com isso, muitas pessoas com voz bonita pensam em carreiras mais tradicionais, como a televendas e o canto.

No entanto, você não pode deixar que o receio de sair da zona de conforto lhe impeça de seguir um sonho ou trilhar um caminho inteiramente novo.


A ansiedade é uma ferramenta

Ter medo não deve ser visto como algo negativo, pois ele pode lhe ajudar bastante a tomar cuidado com as ações a serem tomadas, em vez de impulsivamente escolher qualquer caminho.

Desse modo, você investe em cursos profissionalizantes e treina bastante, abandonando a imprudência de achar que uma voz bonita é tudo o que você precisa para ter sucesso.

A Voz é um produto e você “O vendedor”

Em toda a profissão na qual o corpo é a principal ferramenta, há uma dificuldade das pessoas de separar o produto — que é a sua voz — de si mesmo — que é o fornecedor do produto.

Então, é útil pensar em você como o vendedor da sua voz de locutor.

Assim, você poderá pensar em aspectos importantes como a precificação da sua voz.

Analise o mercado, veja os valores que outros profissionais cobram e avalie sua posição no mercado.

Se você já têm bons cursos de capacitação, será possível começar com preços maiores, pois seu serviço terá o que chamamos de “valor agregado”.

Sua Voz tem direitos

Também, para não ser  prejudicado em contratos ou, mesmo por pessoas de má-fé, lembre-se que sua voz é protegida pela Justiça na lista dos chamados direitos personalíssimos.

Ou seja, durante um serviço de locução, você está cedendo sua voz de acordo com termos contratuais. Para que ela não seja usada indevidamente, estabeleça sempre os limites de seu uso nos contratos.

Um benchmarking é essencial

Uma das melhores estratégias para iniciar um carreira é saber sua posição nela.

Primeiramente, pesquise por profissionais bem-sucedidos e escolha aqueles que mais o motivarem para ter como modelo.

Saiba, então, o que eles fizeram para chegar aonde estão. Depois, estabeleça seu objetivo final e os caminhos a serem trilhados, os quais podem ser definidos em um plano de carreira.  

A Prática leva à perfeição

Há cursos de locução muito bons nos mercado, em que você aprende técnicas de como dar vida à sua voz. Afinal, não basta ter um timbre bonito, mas também saber provocar emoções nos ouvintes.

Além disso, eles também vão ensinar técnicas para cuidar da saúde vocal, como melhorar a amplitude da voz etc.

No entanto, para ter sucesso, você precisa colocá-los em prática. Treine na sua casa:

Faça gravações pessoais;Teste as ferramentas aprendidas;Peça opinião para seus parentes e amigos próximos, etc.

Como Vencer A Timidez De Usar Sua Voz De Locutor?

A timidez — apesar de ser uma forma de insegurança — merece um tópico especial, pois é o principal obstáculo de muitas pessoas que sonham com a carreira de locução.

Grande parte das pessoas têm vergonha da própria voz quando houve gravações. Esse sentimento é gerado, porque, quando falamos, nossa voz também é transmitida pelo ossos do crânio e tecidos da nossa cabeça. Isso muda o timbre.

Quando ouvimos uma gravação da nossa própria voz, entretanto, não há essa “interferência”.

Consequentemente, nosso cérebro estranha e gera essa sensação de vergonha. Por isso, confie bastante na opinião das outras pessoas: se elas dizem que seu timbre é bonito, então é verdade.

No entanto, se o seu caso é ter medo de falar em público, você deve saber que há vários caminhos que não precisam de exposição pessoal, como a locução publicitária de peças de propaganda ou vídeos do YouTube.

Além disso, há várias técnicas na Internet ensinando a superar a vergonha. Mesmo assim, se não derem certos, ainda há tratamentos psicológicos eficazes.

Portanto, se você tem voz de locutor, não deixe que o medo de sair da zona de conforto atrapalhe sua carreira.


Há um mercado muito grande e inexplorado pela frente. Portanto, não deixe de fazer uma plano de carreira, buscar inspirações, estabelecer um benchmarking e ir atrás dos seus sonhos.


Se você quer conhecer melhor os detalhes da carreira de locução, não deixe de conferir o nosso e-book de Introdução à Locução Publicitária!

1.180 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page